Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação de Pais e Encarregados de Educação - Leça da Palmeira

Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escolas Básicas do 1º ciclo e Jardim de Infância de Leça da Palmeira

Associação de Pais e Encarregados de Educação - Leça da Palmeira

Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escolas Básicas do 1º ciclo e Jardim de Infância de Leça da Palmeira

Divulgação dos resultados de um estudo nacional apresentado pela APCOI

 

 

 

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade infantil lançou esta iniciativa, com o objetivo de incentivar as crianças do 1º ciclo e dos jardins de infância a adotar e manter hábitos saudáveis na sua alimentação diária, através de um programa motivacional, uma vez que se sabe que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se ingiram pelo menos três porções de fruta por dia e que grande parte das crianças que participaram no projeto, não ingeriam a quantidade de fruta recomendada antes de integrarem o projeto.


Na sua 3ª edição, o estudo revelou que 42,6% das crianças em Portugal que integraram o programa aumentaram o seu consumo diário de fruta, em 12 semanas. Foi também analisado o estado nutricional dos participantes, revelando que 33,3% das crianças entre os 2 e os 12 anos tinham já excesso de peso, das quais 16,8% eram mesmo obesas. são também expressas diferenças de diagnostico por território.

Este estudo confirma a necessidade de intervenção junto das populações infantis e juvenis da comunidade, através de diagnósticos atualizados e de programas de intervenção eficazes no combate a um dos principais problemas de saúde da sociedade, a obesidade e suas consequências no estado de vida global dos indivíduos, bem como o combate aos elevados gastos em saude.

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. É composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. Atuam na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, famílias e às comunidades escolares.